A Páscoa está chegando e nada melhor do que unir duas coisas que amamos: vinho e chocolate. A harmonização de vinho e chocolate pode ser feita de diversas maneiras, no entanto é preciso avaliar algumas combinações que fluem melhor com os tipos de chocolate existentes, tais como o ao leite, o meio amargo e o amargo, em suas diferentes classificações de quantidade de cacau.
Para quem ama chocolate, ele pode ser consumido basicamente com qualquer tipo de bebida, mas existem alguns tipos de vinhos que vão muito bem com determinados tipos de chocolate, que fazem com que até mesmo os gostos mais exigentes tenham o seu paladar cativado pela combinação.
Neste post, veremos como vinho e chocolate conversam entre si em diferentes tipos de união. Não deixe de conferir!
Melhores combinações de vinho e chocolate
Para não errar na hora de servir o vinho e o chocolate, preparamos algumas dicas e ideias para combiná-los. Veja como harmonizar esses dois tipos de produtos da melhor maneira possível e de acordo com o seu gosto pessoal:
Chocolate ao leite
O chocolate ao leite, queridinho dos brasileiros, é mais doce e deixa no paladar aquele gostinho do açúcar. Para combinar perfeitamente com o vinho, ele também deve ter um sabor mais doce, complementando assim a doçura.
Para fazer isso, é possível contar com vinhos do porto, vinho tinto suave e os vinhos que possuem uma colheita mais tardia. Eles são mais doces e combinam muito bem com o chocolate ao leite em si e com doces feitos com essa base.
Caso você não conheça, os vinhos de colheita tardia são aqueles em que as uvas demoram mais para serem colhidas das parreiras. Enquanto ainda estão no pé, elas acabam desidratando e concentrando o açúcar na fruta, fazendo com que, no final da produção, o vinho fique mais denso e adocicado.
Outro chocolate que combina muito bem com os vinhos de colheita tardia é o branco, que é mais doce e conta com um pouco mais de gordura na sua fabricação. Esse tipo de chocolate também combina muito bem com os vinhos que passam por uma fermentação maloláctica, que traz um pouco do sabor amanteigado à bebida.
Caso nenhuma dessas opções agrade, também é possível comer o chocolate ao leite com opções de vinhos, como o Carménère ou o Merlot, que não são tão doces, mas agradam o paladar da mesma forma que as outras combinações.
A dica final é apostar na acidez da bebida para harmonizá-la com o chocolate. Como dito antes, esse tipo de chocolate é mais doce que os demais e, por isso, é preciso que a acidez esteja presente para que o gosto final da combinação não fique enjoativo.
Chocolate meio amargo
Partindo para o chocolate meio amargo, temos um com sabor intermediário. Ele não é nem muito doce e nem muito amargo, fazendo com que as combinações com os vinhos sejam um pouco mais variadas e interessantes.
A flexibilidade das combinações começa quando podemos optar por um Pinot Noir ou um Cabernet Sauvignon, os quais são versões clássicas, mas bem diferentes. Outras combinações que fazem a festa no seu paladar são o chocolate meio amargo e o vinho Merlot, por exemplo.
Para chocolates com até 60% de cacau, a melhor recomendação é o vinho do Porto e o Merlot. Esse tipo de vinho se harmoniza com mais facilidade quando é combinado com chocolates não tão amargos.
Porém, caso você goste mais de um chocolate amargo, a opção mais recomendada é o vinho Cabernet Sauvignon, que complementa a sensação gostosa que o leve amargor do chocolate acima de 60% cacau pode trazer.
Se nenhuma das opções te agradou, saiba que ainda é possível escolher outros tipos de vinhos para comer com seu chocolate meio amargo.
Aqui, é importante lembrar que esse tipo de chocolate, que em geral tem de 50% a 70% de cacau em sua composição, é bem menos doce que o ao leite, por exemplo, e conta com mais gordura.
Dessa forma, a recomendação básica é que você procure por vinhos mais encorpados, com aromas mais fortes e com perfumes um pouco mais complexos. Os perfumes desse tipo são conhecidos por trazerem um aroma inicial e depois se transformarem no olfato para outro aroma.
Por fim, indicamos que você harmonize o chocolate meio amargo com um vinho tinto da sua preferência, desde que ele tenha um teor mais elevado de açúcar residual. Isso fará com que o sabor da combinação seja uma explosão deliciosa para as suas papilas gustativas.
Chocolate amargo
Chegando ao final deste post, apresentamos o chocolate amargo. Ele pode até não ser tão famoso quanto às outras duas opções, mas certamente é o preferido de muitas pessoas no Brasil e no mundo.
Para fazer uma bela combinação, é preciso contar com um vinho mais encorpado, como o vinho do Porto ou o Cabernet Sauvignon, por exemplo. Essas duas opções são excelentes e só perdem para um tipo de vinho que se destaca com o chocolate amargo: o vinho tinto!
Para quem gosta de um bom vinho tinto, vale muito a pena experimentá-lo com o chocolate amargo para sentir no paladar todas as nuances de sabor que só essa combinação é capaz de proporcionar.
Outra combinação possível é o chocolate amargo com vinhos como o Pinot Noir, e os chocolates a partir de 70% cacau, com os vinhos licorosos. A bebida licorosa realça o sabor amargo, fazendo com que os fãs desse tipo de chocolate sejam surpreendidos.
Considerações finais
Tendo em vista tudo o que foi apresentado, percebe-se que há combinações de chocolates e vinhos para os mais variados paladares e facilmente você consegue elaborá-las. Se você gostou do que viu até aqui e ficou morrendo de vontade de fazer uma das combinações propostas de chocolate com vinho, saiba que a Octo pode te ajudar!
A empresa conta com diversas opções de kits com vinho e chocolate para fazer a festa na páscoa ou no happy hour da sua empresa. Acesse nosso site e faça uma cotação.