Gestão de metas: o que é e como aplicar na sua empresa

Gestão de metas
Quando falamos em metas, palavras como desafios, motivação, performance e resultados estarão presentes como parte do processo de conquista dos objetivos. É aqui que entra a chamada gestão de metas, estratégia fundamental para chegar ao sucesso de qualquer negócio.
Neste texto vamos falar sobre gestão de metas. Explicar o que é, quais os benefícios para a empresa, para os profissionais e como aplicar.

O que é gestão de metas

Gestão de metas é um conjunto de ações estratégicas administrativas visando alcançar resultados específicos por meio dos recursos disponíveis em um empreendimento. Para isso, deve-se contar com colaboradores atuando em diferentes níveis, por um determinado tempo, com custos bem definidos.
Alguns passos principais estão envolvidos na gestão de metas e, sem eles, é impossível obter bons resultados:
  • planejamento;
  • definição das etapas;
  • implementação das etapas;
  • acompanhamento das etapas.
Abordaremos mais detalhadamente sobre cada passo no tópico que fala sobre como aplicar a gestão de metas. Mas antes, devemos ter em mente quais são as vantagens da gestão de metas. Confira!

Benefícios da gestão de metas para a empresa e os colaboradores

Dentre os inúmeros benefícios da gestão de metas, destacamos:
  • maior visibilidade dos resultados: como as metas estão estabelecidas com maior clareza, ao alcançar os resultados, o time consegue enxergar de forma mais concreta o potencial de suas ações;
  • alinhamento na comunicação: a gestão facilita a comunicação porque todas as pessoas saberão, por exemplo, a quem recorrer em cada etapa para prevenir ou ajustar o que for necessário;
  • estimula o engajamento e a motivação: quando toda a equipe está comprometida com um objetivo em comum, ela se vê mais unida e desafiada a alcançá-lo;
  • melhor condução entre os passos: uma gestão requer que cada passo seja acompanhado de perto, pois é algo que permitirá uma atuação de forma preventiva e corretiva com maior agilidade;
  • redução de turnover: algumas causas de turnover tem a ver com a insatisfação do colaborador em relação ao trabalho realizado. Ao gerir as metas da empresa, dando importância a todos os aspectos da implementação, é possível reduzir significativamente a rotatividade;
  • aumento dos resultados: como a gestão de metas contribui para acompanhar e alinhar a atuação e o desempenho da equipe, é natural que haja uma maior produtividade, impactando diretamente nos lucros obtidos na empresa, em função dos resultados aumentados.

Como aplicar a gestão de metas

Para implementar a gestão de metas, é fundamental a realização de alguns passos que guiarão cada ação estratégica. Veja a seguir.

Análise de clima organizacional

Faça um levantamento de como os colaboradores percebem suas funções e contribuições para o crescimento da empresa, como e se a empresa corresponde às suas expectativas, que expectativas são essas, como está a relação deles com seus gestores diretos, dentre outros detalhes relevantes.
Elaborar um questionário que possa ser respondido de forma anônima pode ser uma boa estratégia. Deixe espaço para que a equipe possa sugerir ações, de forma que ela sinta-se envolvida no estabelecimento das metas.
A análise do clima organizacional é importante para entender que estratégias deverão ser adotadas no próximo passo.

Planejamento

Dependendo dos resultados obtidos da análise de clima, talvez seja necessário realizar algumas ações de engajamento, tais como eventos, entregas de kits e outras atividades. Afinal, de que adianta falar em objetivos e resultados se os colaboradores estiverem insatisfeitos?
O questionário pode apontar, ainda, aspectos ligados à comunicação, clareza de ações ou necessidade de treinamentos. Todos os detalhes devem ser vistos com atenção para que sejam contemplados no planejamento e, consequentemente, nas ações a serem realizadas.

Mão na massa e acompanhamento

Uma vez definidas as ações estipuladas na etapa de planejamento, é hora de colocar a mão na massa e acompanhar de perto os movimentos. Vale ressaltar que as metas devem estar dentro da realidade da empresa em termos de tempo de alcance, quantidade de pessoas suficiente para a realização, bem como a possibilidade de mensurar os resultados.
Caso tais detalhes não sejam respeitados, além de correr o risco de não alcançar a meta, é provável que haja uma frustração coletiva, trazendo resultados contrários ao esperado.

Feedback constante e agilidade nas ações

Realize reuniões de feedback e alinhamento de forma regular ao longo do tempo estabelecido para a concretização das metas. Atuar com agilidade para corrigir o que for necessário, quanto ao entendimento ou práticas inadequadas, é a melhor forma de garantir o sucesso da equipe.
Para isso, elaborar um cronograma que contemple o detalhamento das ações e metas contribuirá para que os feedbacks sejam dados de forma estratégica ao longo do tempo. Lembrando que o feedback deve ser feito de forma que seja retroalimentado por todos os participantes do processo para que haja coerência em cada passo.

Ações de incentivo

Não basta apenas estimular o engajamento inicial, é importante garantir uma prática regular de incentivo para manter a motivação em alta. As ações de incentivo podem incluir a entrega de kits mais robustos e personalizados.
A Octo Go oferece consultorias específicas para esse tipo de ação, trazendo diferenciais tanto em opções de brindes personalizados quanto de eventos e ações de endomarketing.
Empresas que estão atuando em regime home office híbrido ou exclusivo,  que tenham uma política consolidada de retenção de talentos, ou ainda, que atuam em diferentes cidades, poderão contar com a estrutura logística da Octo Go para montagem, distribuição e entrega em todo o Brasil.

Conclusão

Neste post explicamos o que é a gestão de metas e como elas podem beneficiar a empresa e os colaboradores, contribuindo para o crescimento do negócio. Como vimos, benefícios como redução do turnover, engajamento e retenção de talentos foram apontados como possíveis de serem alcançados, caso as estratégias sejam postas em prática.
Mostramos também como ações de engajamento e incentivo, tais como entregas de kits personalizados, eventos com atrações de sensibilização, dentre outras possibilidades, podem melhorar o clima organizacional, motivando e unindo a equipe para que as metas sejam alcançadas.
Agora que você já sabe o que é a gestão de metas, confira também como utilizar a gamificação na sua empresa.