Aprenda como fazer seu planejamento estratégico de RH para 2022

planejamento estratégico de RH
Com o início de um novo ano chegando, o departamento de RH tem a oportunidade de rever as ações empreendidas ao longo dos meses trabalhados para identificar o que deu certo e o que precisa ser melhorado.
Seguramente, os desafios para manter os funcionários motivados, a preocupação constante com a rotatividade de pessoal, desempenho, produtividade, entre outros temas, deixam os gestores em estado de alerta constante para dar conta de tudo.
Para evitar o estresse e manter o foco nas metas, é fundamental elaborar um planejamento estratégico de RH, especialmente no início do ano, momento propício para traçar metas e criar planos de ação para o setor. 
Neste post daremos um passo a passo de como elaborar um bom planejamento, que certamente contribuirá para o sucesso do seu empreendimento em 2022.

O que é um planejamento estratégico de RH

A palavra estratégico, no contexto de planejamento de RH, existe para determinar que as ações sejam vistas e feitas a partir de uma perspectiva mais ampla, já que elas impactarão diretamente nas ações e resultados da empresa como um todo.
Na prática, significa atuar em sintonia com os demais setores, com dados concretos resultantes dos processos desenvolvidos. Por exemplo, num setor de vendas, determinadas habilidades são necessárias para a negociação de produtos ou serviços.
O olhar do gestor de RH fará com que ele, por meio das informações obtidas, possa orientar quais são as medidas mais adequadas para a melhoria do desempenho dos colaboradores. Ele pode indicar uma capacitação de orientação técnica ou um workshop que contribua para o desenvolvimento dos aspectos psicoemocionais.

Importância do planejamento estratégico de RH 

Ao falar na importância desse tipo de planejamento, faz-se necessário destacar os benefícios de tal implementação. Veja a seguir!

Diminuição da taxa de rotatividade

A rotatividade de pessoal, ou taxa de turnover, é um ponto de tensão para o RH e traz perdas em termos de custos e tempo. Primeiro, porque admissão e demissão implicam em gastos que poderiam ser investidos em outras áreas.
Segundo, tem a ver com o desperdício de todo o investimento na adaptação e treinamento do ex-funcionário e a necessidade de reinvestimento para capacitar um novo profissional para substituí-lo. Planejar estrategicamente ajuda a reduzir o turnover, porque existirão ações focadas em contribuir para a valorização profissional e cuidados com o clima organizacional.

Implementar políticas de retenção de talentos

Seguindo a linha do tópico anterior, a valorização profissional tem a ver com o reconhecimento do potencial de cada pessoa e promover ações que possam fortalecer suas habilidades, possibilitando que elas ascendam a melhores cargos e salários.
Muitos colaboradores deixam as empresas ao perceberem que não existe um plano de carreira bem estabelecido, algo que não tem a ver somente com a melhoria financeira, mas também com a possibilidade de se desenvolver e superar novos desafios.

Fortalecimento do endomarketing

Esse é outro tópico que acaba sendo fortalecido quando o planejamento estratégico de RH é bem estruturado.
Quando as ações anteriores e outras estratégias são de fato colocadas em prática e começam a surgir os resultados positivos, os colaboradores passam a ter cada vez mais uma relação de pertencimento ao grupo.

Aumento da produtividade

Pessoas capacitadas, bem engajadas e motivadas são uma porta aberta para o aumento da produtividade. Tanto em termos de aumento de vendas, seja de produtos ou serviços, quanto na capacidade de o grupo pensar em soluções e procedimentos que ajudem a otimizar os processos.

Passo a passo para o planejamento estratégico de RH

Esclarecidos alguns benefícios da implementação, é hora de colocar a mão na massa e checar os pontos relevantes para um planejamento estratégico de sucesso.

Levantamento financeiro

Os cuidados com o crescimento empresarial envolvem uma definição detalhada do quanto será investido em cada setor. Não adianta ter ideias mirabolantes se a empresa não vai disponibilizar o orçamento necessário para o que se deseja implementar.
Portanto, faça o levantamento junto ao setor financeiro dos reajustes obrigatórios e básicos, tais como salários, benefícios e encargos trabalhistas.
Alguns benefícios são obrigatórios, enquanto outros são facultativos, mas que contribuem para aumentar a satisfação dos colaboradores. Então não deixe de levar a proposta para o financeiro avaliar a possibilidade de incluí-los no próximo ano. Uma forma de saber quais benefícios seriam mais interessantes é por meio de uma pesquisa com os colaboradores.

Comunicação intersetorial

Entender as necessidades dos setores e as habilidades necessárias para que o trabalho seja feito de forma eficiente é outro ponto relevante para o planejamento estratégico de RH.
Como esse departamento é responsável pelas pessoas, ele pode incluir no planejamento o já mencionado plano de carreira, aumentando, dessa forma, a perspectiva de crescimento das pessoas.

Implementação de T&D

Ao realizar um levantamento da comunicação intersetorial também é possível facilitar a implementação de treinamento e desenvolvimento, uma vez que ela estará baseada em necessidades que correspondam às demandas das diversas áreas da empresa.

Pesquisa interna

Ela é de fundamental importância para dar luz aos objetivos e metas de curto, médio e longo prazo, avaliar o clima organizacional, checar necessidades, insatisfações e anseios da equipe, dentre outras informações relevantes.
Claro que tudo não precisa estar em um único formulário, caso seja a estratégia adotada para o levantamento. Podem ser vários formulários separados por blocos temáticos, com objetivos claros sobre as informações desejadas.

Promoção do engajamento da liderança

Tais levantamentos citados são impossíveis de serem obtidos se a liderança não estiver comprometida. Logo, é importante que os líderes sejam comunicados e que eles também possam ser beneficiados ao atuar colaborativamente.

Ação, análise de resultados e novas ações

Com todos os levantamentos feitos, é hora de realizar as ações, sempre considerando as prioridades de acordo com a periodicidade ao decorrer do ano. Manter em dia o calendário empresarial é essencial para não atropelar as demandas pontuais.
Por exemplo, pouco adianta marcar um treinamento para o setor de produção quando eles estão em campanha de entrega de Dia das Mães, por exemplo, porque alta demanda, na maioria das vezes, gera um estresse mental e físico.
É necessário, ainda, deixar espaço para analisar os resultados das ações implementadas o mais rápido possível para que as medidas de correção sejam feitas a tempo.

Conclusão

Como visto, o planejamento estratégico de RH requer um conjunto de ações que devem ser pensadas como estratégias de curto, médio e longo prazo, com um olhar apurado do gestor e respeitando o calendário empresarial.