O processo de recrutamento e seleção diz respeito à contratação de um profissional e abrange várias etapas, como análise do currículo, entrevista e testes. Se você é gestor de uma empresa ou gerente de Recursos Humanos (RH), sabe da importância desse momento para contratar uma pessoa alinhada com a cultura organizacional.
No entanto, existem erros de recrutamento e seleção muito comuns que podem comprometer esse procedimento. Para evitá-los, leia o post até o final que você terá mais conhecimento sobre esse assunto.
Principais erros de recrutamento e seleção
O processo de recrutamento e seleção é importante para alinhar expectativas, evitar prejuízos e aumentar o quadro de funcionários competentes.
Recrutar significa buscar e atrair candidatos que, de alguma forma, identificam-se com o perfil da vaga. Nessa fase, a vaga deve ser descrita e divulgada, além de acontecer uma triagem dos currículos que melhor se adequam aos objetivos da empresa.
Já a fase da seleção diz respeito à escolha dos melhores candidatos para continuarem no processo, seja para realizar uma entrevista, testes, dentre outros.
Confira algumas vantagens de um bom recrutamento e uma boa seleção:
- redução de custos;
- profissionais qualificados;
- retenção de talentos;
- diminuição da rotatividade dos funcionários;
- produtividade;
- motivação e engajamento;
- promoção da empresa.
Essa atividade deve ser feita pelos profissionais do RH, que precisam conhecer com profundidade todas as etapas, além de técnicas para agilizar o processo sem perder a sua eficácia.
Desse modo, é fundamental definir quem será responsável por cada fase, além de evitar os seguintes erros.
1. Falta de planejamento
A falta de planejamento e de transparência sobre os princípios da empresa é um dos erros de recrutamento e seleção comuns que afeta o processo de recrutamento e seleção.
Todo negócio precisa ter objetivos e metas claros e bem delimitados, além de estruturar a cultura organizacional e entender quais são as necessidades da corporação para, com isso, oferecer uma vaga de emprego adequada.
Qual é o intuito de disponibilizar essa vaga? Qual é o orçamento para a seleção? Quais são as etapas do processo? Essas e outras questões devem ser formuladas para facilitar a organização desse momento.
2. Pouca clareza com o candidato
A falta de clareza diminui a credibilidade da sua empresa, aumenta gastos e desperdiça o tempo do empregador e do candidato.
Deixe todas as etapas do processo seletivo nítidas, bem como as datas e as informações pertinentes:
- requisitos para preencher a vaga;
- tipo de seleção (testes, entrevistas, dinâmicas em grupo, dentre outros);
- duração do processo;
- funções do cargo;
- remuneração;
- benefícios;
- horários.
A vaga deve ser divulgada de modo acessível para os candidatos, bem como o resultado do processo de seleção. Utilize uma linguagem compatível com a cultura da sua empresa para atrair as pessoas certas.
Seja específico, mas tome cuidado com o excesso de exigências, pois isso pode afastar pessoas competentes que poderiam contribuir para o seu negócio.
3. Falta de preparação para a entrevista
O recrutador não deve apenas conhecer a empresa e o perfil da vaga, como também se preparar para o contato com os candidatos a partir da criação de um roteiro de entrevista, além de deixar esquematizado como serão as etapas do processo.
Também é importante analisar os currículos antes de conversar com os candidatos. Ademais, converse com eles em um ambiente calmo e evite distrações. O recrutador precisa ter uma postura firme e profissional.
4. Processo seletivo longo demais
Um processo seletivo prolongado indica falta de planejamento e aumenta os gastos.
Isso também contribui para o afastamento de um candidato potencial, que pode ser contratado por outra empresa devido à demora de um retorno vindo da sua corporação, além de ser um momento cansativo para os envolvidos.
Ao iniciar um processo de recrutamento e seleção, preze pela agilidade e pela comunicação de forma eficiente.
5. Utilizar pouca ou nenhuma ferramenta
A tecnologia é imprescindível na atualidade e as empresas que utilizam recursos tecnológicos conseguem uma maior visibilidade no mercado, já que automatizam os processos e reduzem falhas.
Existem softwares, como aqueles que controlam as informações dos candidatos, que elevam a performance do processo de recrutamento e seleção. Assim, é possível lidar com a burocracia de forma mais leve.
6. Recrutar por critérios físicos ou julgamentos pessoais
Infelizmente muitas pessoas julgam pela aparência, mas tenha cuidado, porque eliminar um candidato apenas por causa da sua aparência física é um ato desrespeitoso e preconceituoso.
Não deixe os seus julgamentos pessoais interferirem na entrevista, porque você pode perder um bom profissional. Também não contrate uma pessoa analisando apenas o seu currículo, muito menos sem pesquisar sobre a veracidade das informações.
7. Não fazer testes
É difícil definir o melhor candidato a uma vaga apenas com uma entrevista. Em vista disso, existem testes que podem ser aplicados, o que demonstra uma melhor preparação empresarial e preocupação com a capacitação dos futuros colaboradores.
Certamente você quer contratar trabalhadores qualificados, portanto faça uma triagem inteligente para avaliar se o perfil dos profissionais combina com a sua empresa.
Veja alguns tipos de testes:
- vídeo de apresentação;
- dinâmicas em grupo;
- línguas;
- conhecimentos específicos;
- habilidades técnicas;
- atenção concentrada;
- habilidades sociais;
- raciocínio lógico;
- dentre outros.
8. Não dar feedback ao candidato
É fundamental manter o candidato informado e dar feedbacks, porque isso revela um zelo da empresa com todos, sejam colaboradores ou não. A ausência de retorno pode deixar o candidato aflito, o que também compromete a imagem da empresa.
Uma crítica construtiva e saudável é boa para o candidato, pois assim ele poderá se preparar para outras oportunidades, mas cuidado com as palavras e não demonstre superioridade para ele.
Considerações Finais
O processo de recrutamento e seleção é importante para contratar um profissional que vai atender o que a empresa deseja e contribuir para o seu crescimento. Para evitar os erros de recrutamento e seleção, busque planejar o processo com antecedência e avalie o cenário empresarial e o mercado de trabalho.
Faça um processo seletivo mais curto, com vagas bem descritas e utilize ferramentas tecnológicas para otimizar as etapas. Também não se esqueça de ter postura profissional, sempre considerando o contexto e não uma ou outra característica.
Agora você já sabe como criar um processo de recrutamento e seleção mais eficiente e assertivo. Conheça também o impacto do turnover dentro das organizações e como evitá-lo.